sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Instrumentos

Nesta postagem, gostaria de mostrar aos amigos alguns dos violões que construi. Também realizarei breve comentario sobre as madeiras utilizadas.

Caviuna:

Depois dos Jacarandas, considero a melhor madeira para construção de laterais e fundos para Violões e Violas, sendo também muito popular para construção de escalas. De cor que varia entre o castanho claro ao marrom escuro, produz som com brilho e profundidade.

O Violão a seguir foi construido com caixa e escala em caviuna, tampo de Abeto Alemão e braço e reforço interno de cedro rosa:




Maple

Uma das mais belas madeiras existentes. Possui uma coloração bem clara (quase branca) e muitas figuras que lebram listras de tigres em sua extensão (por isto diz-se que a madeira eh tigrada). Sua sonoridade é diferente dos Jacarandás e da Caviuna, pois não é tão profunda e não tem tanta sustentação, mas possui grande projeção e muito equilíbrio entre as freqüências agudas, médias e graves. Usada preferencialmente na fabricação de fundos e faixas dos instrumentos da família do violino e das guitarras archtop acústicas. Madeira bem estável e resistente. Originária das florestas de clima temperado da Europa e da América do Norte.

O violão a seguir foi construido com caixa em Maple, tampo de Abeto Alemão, escala de Ebano e braço em Mogno:



Imbuia

A imbuia (brazilian Walnut) também eh excelente para construção de violões. Produz som encorpado e com boa projeção além de apresentar bela coloração marrom escura e figuras bem definidas em algumas peças.

O violão a seguir foi construido com Fundo e faixas de imbua, tampo de Abeto Alemão, braco e reforço interno de mogno e escala de Ebano:






Jacaranda Inidiano

Considero a melhor madeira para violões classicos. Instrumentos construidos com esta madeira possuem praticamente todas as caracteristicas sonoras necessarias a um bom instrumentos; sustein, profundidade, equilibrio entre graves e agugos sem contar na extrema beleza de seus veios lineares e bem definidos. Possui poros bem abertos que devem ser fechados no processo de acabamento do instrumento.

O dois instrumentos abaixo, foram construidos com caixa de jacaranda, sendo um com tampo de abato e o outro com tampo de cedro canadense;


Um comentário:

Anônimo disse...

Very fine......