O “mosaico” ou “Roseta” é o Ornamento instalado ao redor da “boca” do Violão. Tem função estética e normalmente é construido de madeira. Em muitos mosaicos, principalmente nos violões de Corda de Aço e Folk, podem ser utilizados também madripérola em combinação com madeira.
Em meus violões, utilizo somente mosaicos marchetados de madeira. A cor e a combinação dos desenhos dependem da madeira utilizada no tampo.
Neste projeto, utilizo um mosaico de fabricação japonesa com madeiras em tonalidade marrom claro e escuro para combinar com o tampo de Douglas Fir que é bem escuro.
A instalação
O Primeiro passo consiste em marcar o local em que o mosaico será instalado. Este calculo tem que levar em consideração algumas variáveis, como o tamanho da escala, o diametro do mosaico e se o traste 19 sera sólido ou cortado.
O proximo passo é a abertura de um orificio no centro da boca do violão, levando em consideração as marcações realizadas na etapa anterior. Este orifício sera utilizado nas etapas seguintes para servir de encaixe para os suportes a serem utilizados na abertura do canal da roseta e da abertura da boca.
Agora ja posso abrir o canal do mosaico. Nesta tarefa, utilizo um Dremel com uma ponta de fresa e um suporte que construí especificamente para esta tarefa.
Limpo o canal aberto com uma lixa, para remover as “rebarbas” deixadas pela fresa;
Preencho o canal do mosaico com cola amarela para madeira.
O mosaico deve entrar bem justo na cavidade, para que tampo e mosaico se tornem um só corpo depois de colados.
Depois da instalação é preciso limpar o excesso de cola para que não penetre na madeira do tampo, o que pode comprometer o acabamento.. para esta tarefa, utilizo um pano umidecido.
A colagem e feita utilizando um pedaço de MDF circular e grampos que utilizo para colar o cavalete do violão.
Obs: Tem que colocar um pedaço de jornal entre o MDF e o mosaico para que o mosaico nao cole no MDF.
Para concluir, lixo o excesso do mosaico para nivelá-lo com o tampo.
Na Proxima postagem: A abertura da boca do violão
Nenhum comentário:
Postar um comentário