Com as laterais dobradas e no molde, a passo seguinte eh preparar e instalar os blocos do fundo e o bloco do troculo (união entro o corpo e o braço do violão).
O Reengrosso
O Reengrosso tem a importante tarefa de unir as Laterais ao tampo e ao fundo e é ele que da o suporte para podermos instalar a marcheteria que garante um bom acabamento ao instrumento.
Gosto de trabalhar com o reengrosso maciço ou o reengrosso serrilhado. Neste violão utilizarei os dois tipo, maciço para o tampo e serrilhado para o fundo.
Reengrosso Maciço:
Reengrosso Serrilhado:
Para garantir uma colagem perfeita, utilizo estes grampinhos que tem uma pegada super forte e prendem bem o reengrosso na lateral.
Na próxima postagem, a instalação do mosaico.
6 comentários:
Lindo trabalho... parabéns!
Desejamos muito $uce$$o.
abçs Luthiers Mario e Mele.
a
19 ravalsi
Eduardo. Parabéns pelo trabalho.
Eu estou tentando fazer uma viola de cabaça e quero usar essa marcheteria nas lateriais. Ando pesquisando... pra meu próprio uso, nada profissional.
Gostaria de saber qual é o nome da fresa que o senhor usa na Dremel e se ela é fácil de achar.
pelo que eu vi a maioria das fresas da Dremel são finas, e pra aplicar essa roseta é preciso que ela tenha 20mm.
Obrigado.
Olá. Eu uso uma presa pequena, deve ter uns 5mm e passo varias vezes até que o canal da roseta fico do tamanho ideal. Acho que não existe fresa de 20mm para esse Dremel.
Bom dia amigo, eu tenho um violão gianini antigo, o tampo frontal dele quebrou preciso trocar. Por acaso vc faz esse tampo te dando as medidas?? Aguardo resposta. Sérgio RJ meu WhatisAp 21966978617
Postar um comentário