Inicio a construção, inspecionando as peças que formaram o Tampo de o fundo. O tampo e o fundo serão constituidos de duas peças cada que serão unidas.
A junção do Tampo e do fundo tem que ficar perfeita para que fique praticamente inperceptivel, garantindo a qualidade do acabamento.
Para que a União fique perfeita, deve-se primeiro acertar as bordas das placas. Para esta tarefa, utilizo plaina manual, lixa e régua:
Obs: Uma boa forma de verificar se as duas peças estão com um bom encaixe, é uni-las e coloca-las contra a luz para ver se não existem frestas.
A próxima etapa é a colagem. Utilizo cola amarela para madeira (titebonde 50):
Dentre todas as “Traquitanas” para colagem do tampo e fundo que experimentei, está foi a que me adaptei melhor. Eh bem simples e tudo que preciso é de alguns ripas de madeiras parafusos com borboleta e algumas barras roscadas, como mostra as fotos abaixo:
Depois do tampo e o fundo colados, dou uma lixada para limpar a madeira e deixa-la proximo da espessura final que é de 2,5 mm aproximadamente:
Depois da primeiras lixada, utilizo o molde de acrilico para marcar o contorno e corto com a serra fita:
No fundo, ainda preciso instalar o friso antes de cortar:
Agora é so utilizar o molde para marcar e cortar na serra fita:
Fundo e tampo, parciamente prontos para a instalação do mosaico, leque e reforço estrutural (nas proximas postagens):
Na proxima postagem, o trabalho com as laterais, para formar a caixa acustica do instrumento. Ateh lá…
Um comentário:
Amigo, mesmo tardiamente, parabéns pelo violão.. lindão mesmo... Se me permites fazer uma pergunta, onde vc conseguiu um molde de acrílico do violão clássico?
Abraço
Márley
Postar um comentário